sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Agora é hora de começar...


Feliz ano novo! Você, assim como eu e muitos começamos o ano prometendo coisas bem legais e com certeza depois de ler os artigos aqui do site vai pensar bem melhor em cuidar do seu dinheiro!!

Eu vejo em muitos sites de investimentos ou sobre esse assunto o mesmo problema, você entra no site e começa a ler, depois percebe que a pessoa que escreveu o assunto acha que você já entende tudo e que pode lidar com o assunto com facilidade, ai ao invés de você se prender ao assunto, ocorre o contrário, o assunto se torna um tédio e você desiste, pois acha esse “mundo financeiro” muito chato e complicado!
Eu entendo e, na verdade, encarava assim também quando eu comecei a ler sobre “Dinheiro”.
A partir desse problema eu decidi começar a escrever um blog para que pessoas que nunca tiveram contato, pudessem se sentir confortáveis com o assunto, e acreditem, quando você entende e domina algumas experiências terá um enorme prazer em conseguir controlar suas finanças!
No meu último post eu disse que iria explicar grandes diferenças entre os títulos públicos e a poupança, mas não adianta nada eu ficar aqui explicando tecnicamente as diferenças se a maioria das pessoas que ao menos já sabem disso nem sabem como conseguir investir em títulos públicos.
Na verdade o problema em se investir em títulos públicos esta na parte chata da coisa, que é se cadastrar em uma corretora de valores, isso é como abrir uma conta em um banco só que é uma corretora de valores.
O legal de se cadastrar logo na corretora é você ter a possibilidade de poder investir em várias formas de investimentos! E tudo pela internet se você quiser pelo Home Broker!!!

Imagem do meu Home Broker


Ou senão pergunte ao seu gerente de banco se o banco onde você tem conta possui uma corretora, assim você já pula essa parte chata de se cadastrar!

Eu vou mostrar passo a passo como se cadastrar em uma corretora para começar a operar com títulos públicos!

1º Passo:

Entrar em contato com uma corretora de sua preferência.
Sei lá, pode ser uma empresa que você ouviu falar, ou senão procure no Google que lá você encontra várias!!!


Incrível!!! Mais de 2 milhões de corretoras no Google hehe


Mas olha só os macetes...

Toda vez que você realizar alguma operação, de compra, venda, aluguel, etc., de algum ativo por intermédio da corretora você deverá pagar uma taxa de corretagem, esta pode variar de corretora pra corretora, fique atento!
Pergunte à corretora quais as vantagens de se cadastrar nela, com certeza ela tem muita vontade de ter você como cliente!
Não esqueça também de perguntar sobre a taxa de custódia, pois assim como os bancos, essas taxas são para manter sua conta ativa.
Pra mim a melhor escolha é sempre com a taxa de custódia e de corretagem em equilíbrio! Se você movimentar bastante seus investimentos escolha a corretora com a menor taxa de corretagem mas se você movimentar pouco a conta escolha uma taxa de custódia menor pois na maioria das vezes terá a taxa de corretagem maior.
Não esqueça de calcular o quanto a corretagem significa no total do seu investimento pois para uma quantidade pequena de dinheiro aplicada a taxa de corretagem pode ter peso significativo!

Pronto assim que você decidiu a corretora, já anota ai o que vai precisar pra não ficar igual barata tonta arranjando documentos de última hora!

2º Passo:

Documentação necessária para abertura de conta

Para abrir uma conta na Corretora, é necessário o envio dos documentos a seguir:
Pessoa Física
  • Apresentar cópia de RG e CPF ou documento de identificação válido no território nacional, que tenha fé pública, contendo o número do documento e foto (ex: CNH, OAB, CRC)
  • Cópia do comprovante de endereço
Importante: somente serão aceitos comprovantes de endereço  em nome do próprio cliente/cônjuge ou pais, expedidos há no máximos 6 (seis) meses. Comprovante de endereço em nome de irmãos, avós,  amigos e quaisquer terceiros não serão aceitos.
  • O campo de IDENTIFICAÇÃO DO PROCURADOR/ REPRESENTANTE AUTORIZADO A EMITIR ORDENS é de preenchimento obrigatório, e o envio das cópias simples dos documentos pessoais, se houver mais de uma pessoa autorizada, podem ser anexadas a uma carta assinada, com todas as informações iguais às da ficha

3º Passo:

Preencher uma ficha cadastral com seus dados!



Ficha cadastral básica!!!


Esta Ficha eu peguei de uma corretora, editei pra servir de exemplo!

4º Passo:

Aguardar a confirmação do seu cadastro e começar a acessar a sua conta no site da corretora com os dados que eles te enviarão por email!



Parabéns!!! Agora você pode começar a investir!!!



Mas ai você me pergunta, Como eu faço pra comprar os Títulos Públicos?!

Bom, primeiro você deve ter na conta da sua corretora dinheiro para poder comprar a quantidade que deseja.
Quando você se cadastra na corretora, você deve colocar pelo menos uma conta bancaria onde vai movimentar o dinheiro, transferindo ele para a corretora e depois resgatando ele da corretora, então através desta conta você vai transferir o seu dinheiro para a conta da corretora e quando a transação estiver concluída conseguirá direcionar seu dinheiro através do site da corretora!

Mas até ai você ainda não comprou nada!!!

Como que eu vou comprar os Títulos...

Primeiro eu peço ao assessor da minha corretora que me cadastre e me envie a senha provisória do site do Tesouro Direto!
Agora com a senha na mão é só acessar o site do tesouro direto, colocar uma senha de sua preferência e escolher o melhor título que se enquadra ao seu perfil de investidor!




Pagina de Login do Tesouro Direto

 Depois que você logar...


Agora é só escolher o Título na lista!!!



Fala Sério!!! Parece muito chato tudo isso... eu sei que é chatinho mas depois disso é só alegria, com alguns cliques você vai fazer varias transações e nem vai mais se lembrar deste embrólio todo hehe!!!


Lembrete Especial

Os Títulos Públicos são emitidos pelo Governo federal, Estadual e Municipal com a finalidade de Captar recursos e financiar as Diversas atividades do Orçamento público.
Você estará capitalizando o governo, emprestando seu dinheiro para que sejam realizadas obras, projetos, etc., e o melhor... O Governo honra o compromisso com você e acredite ele irá lhe pagar devidamente!!!
Quem diria que o Governo é um bom pagador... nesse caso é sim!!!
Vale muito a pena pois o risco é praticamente desprezível!!!
Eu apostaria...

Taxas

·        0,4% sobre o valor do Investimento a Título de Taxa de Custódia, ao Ano.
·        Bancos e as Corretoras cobram sobretaxa de geralmente 0,5%, mas pode chegar a 2%.
·        Custo Total Anual, em média, 1%.



Consegui clarear sua idéia!?
Espero que sim! Abração

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Essa idéia cabe no seu bolso?